Antes de uma boa malhação deve haver uma alimentação eficaz, pois a nutrição dará ao corpo o que ele precisa para o seu melhor desempenho no exercício. E por outro lado, o exercício melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Fazendo as duas coisas corretamente, seu corpo só tem a ganhar.
O carboidrato não deve faltar nos pratos de quem pratica exercícios físicos, ele é a fonte de energia mais rápida, embora tenhamos estoque deste nutriente em nosso organismo, é uma quantidade limita, por isso não é aconselhável retirá-lo da sua dieta. A quantidade recomendada por dia é que seja em torno de 60% da sua alimentação diária, dando preferência por carboidratos complexos (batata, macarrão, arroz integral, pão etc).
Outro nutriente importantíssimo é a proteína, na quantidade certa ela se torna outra ótima fonte de energia. Ela é encontrada em alimentos como: leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos e feijões. Não devem ser consumidos muito próximos a atividades físicas, uma vez que tem uma digestão mais lenta e podem atrapalhar o rendimento. Para que haja um aumento na massa muscular é preciso ingerir quantidades adequadas de proteínas e carboidratos.
Não podemos deixar de lado os lipídeos, que também têm função energética, é através deles que conseguimos obter as vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K. Segue a mesma recomendação, os alimentos que contêm gorduras, por terem a digestão mais lenta, não devem ser consumidos próximos aos horários dos exercícios.
Tendo uma alimentação equilibrada, consumindo todos os grupos alimentares – cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados – facilmente você atingirá um bom desempenho nos exercícios e uma ótima saúde.


Nenhum comentário:
Postar um comentário