Nas academias, as garrafinhas de água estão se tornando companheiras habituais de quem pratica esportes. E a dúvida mais comum sobre o assunto é quanto se deve beber e quando é o momento mais adequado para este consumo. Para que o atleta tenha um bom rendimento e não sinta cansaço logo no início, água antes, durante e após a prática do exercício fará com que evite tonturas, dores de cabeça e cãibras. O recomendado é beber dois copos de água duas horas antes da atividade. Durante os treinos, deve-se beber água a cada 15 ou 20 minutos. Após a ginástica, recomenda-se a ingestão de dois a três copos enquanto a pessoa se recupera do esforço físico.
Os benefícios da água
Além de manter as funções básicas do organismo, a ingestão frequente de água retarda o envelhecimento, evita a desidratação do corpo e ajuda a manutenção das propriedades tônicas dos músculos e sua habilidade natural de contração. Em função do seu pH alcalino, a água ajuda a manter o tônus da pele, evitando aspectos murchos, flacidez e olheiras. Também melhora a circulação sanguínea, elimina toxinas e previne o aparecimento de celulites.
Dicas de hidratação
1. Evitar cafeína durante e imediatamente após o exercício. Ela é diurética e desidrata;
2. Não tomar refrigerantes uma hora antes ou depois dos exercícios – as bebidas gaseificadas estufam o estômago e têm uma absorção mais lenta, não sendo ideais para a hidratação;
3. Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação para evitar prejuízo metabólico. O álcool diminui o trabalho muscular, aumenta a desidratação e a diurese;
4. Não beber água imediatamente após as refeições. Aguardar um intervalo de no mínimo 30 minutos para que as vitaminas tenham uma melhor absorção pelo organismo.

